Você já é uma mocinha!

Que tal conhecer um pouco mais sobre a saúde reprodutiva das suas amiguinhas de quatro patas?

Embora haja grande variação, as fêmeas dos cães podem ter o seu primeiro cio entre os 6 e os 8 meses de idade nas raças pequenas, enquanto nas grandes ele pode acontecer até o 15° mês.

É importante evitar que ela cruze no primeiro cio, pois é ainda muito jovem e poderá ter filhotes com problemas, além dela própria não estar com o organismo totalmente preparado para isso.

Uma gestação será mais segura para a mamãe e seus bebês a partir do terceiro cio.

Por toda a vida fêmeas e machos poderão reproduzir, então, se você tem uma cachorrinha idosa e acredita que, pela longevidade, ela está livre de ter filhotinhos, saiba que não é assim.

Fêmeas maduras que não irão mais para a reprodução estão sujeitas à um infecção do útero chamada PIOMETRA. Para evitar esse problema e muitos outros é que se recomenda a castração das fêmeas quando não se pretende a reprodução.

Quer saber mais sobre a saúde reprodutiva dos seus amiguinhos, sobre a possibilidade de castração ou sobre o acompanhamento da gestação?

Venha nos visitar aqui no HOVET Pompeia. Nossos veterinários estão aptos a orientar você sobre a saúde reprodutiva de suas amiguinhas, desde o acompanhamentos dos cios, das gestações ou mesmo sobre o processo de castração.